top of page
Buscar
  • Foto do escritorAndré Luiz Figueirêdo

Um pouco sobre mim e o meu trabalho.

Atualizado: 20 de fev. de 2023



"A maioria das pessoas teme o sofrimento. Mas o sofrimento é o tipo de lama que ajuda no crescimento da flor de lótus. Não há flor de lótus sem lama".


Thích Nhất Hạnh, Sem lama, não há lótus: A arte de transformar o sofrimento




Primeiramente, devo louvar seu empenho e disposição na busca por auxílio em saúde mental. Em tempos em que há uma banalidade do sofrimento psíquico e grande minimização das queixas de ordem emocional, ter a coragem de admitir para si e permitir-se necessitar de ajuda já é uma conquista. Não tenha dúvidas!


Como você já viu em algum lugar que fez com que nos encontrássemos, me chamo André Luiz. Eu sou originalmente de Salvador/BA e lá construí a maior parte da minha carreira acadêmica e profissional. Já atuei nas mais diversas formas de atendimentos em Psiquiatria, desde o início da minha residência médica, no Hospital Juliano Moreira, ainda em Salvador. Atuando São Paulo/SP desde novembro de 2021, principalmente com os atendimentos online, consigo ampliar a oferta de cuidado.


Durante minha passagem pela Europa, em uma das faculdades de Medicina mais antigas do continente, no sul da Hungria, tive a oportunidade de entrar em contato com outra abordagem em Psiquiatria, diferentes padrões sociais e demográficos dos transtornos psíquicos mais comuns e também um entendimento que leva a arte enquanto colaboradora do processo de promoção de saúde do individuo.


Entusiasta do budismo e formado em Vinyasa Yoga, busco trazer o conforto dessas grandes escolas para o meu dia a dia pessoal e profissional e levá-lo a todos, todas e todes com quem encontro nessa caminhada na Terra. A meditação é um grande trunfo que o Ocidente vem tentando aplicar com sucesso na promoção de saúde e tratamento de transtornos. E, nos meus estudos do Yoga, existe um princípio cuja sonoridade da palavra me agrada e cujo significado eu procuro aplicar na vida diária: AHIMSA, o princípio da não-violência. AHIMSA traz a ideia de que somos capazes de evitar, a todo instante, a geração de violência para outro ser, seja por meio de palavras, pensamentos ou ações. Durante nossos encontros, tenha certeza de que, além do alívio do seu sofrimento AHIMSA séra prazerosamente empregado :)


Eu acredito que só é possível, enquanto médico psiquiatra, auxiliar alguém em sofrimento psíquico levando em consideração sua história de vida e o seu contexto atual que culminaram na busca por ajuda médica. É fundamental que, juntos, possamos conhecer quais questões te atravessam para que promovamos uma importante mudança de construtos mentais. Para isso, é fundamental a criação de um laço de confiança, entre profissional e paciente. Ao longo da minha trajetória profissional, percebi o despertar da competência e cuidado para auxílio na compreensão do lugar da pessoa no mundo, reconhecendo a sua biografia e seus traumas, visando o perceber seus potenciais e o fortalecimento e/ou resgate de sua autonomia. Vamos juntos!


Nossos encontros podem ocorrer em duas modalidades, que são:


1) Telemedicina: fazemos todo o percurso do atendimento pela plataforma da Doctoralia (https://doct.to/wawh5c8f), desde o agendamento até a consulta em si, durante a qual você receberá todos os documentos relativos ao atendimento, como receitas e relatórios. Estes documentos estarão assinados digitalmente, com QR code inscrito e em conformidade com as normas do Conselho Federal de Medicina (resolução nº 2.314/2022, de 20 de abril de 2022). Na plataforma, também, estão informações sobre o valor da consulta e o número de telefone para que possa entrar em contato para tirar dúvidas ou agendar via WhatsApp, se for do seu interesse. Lembrando que, para cada encontro, será cobrado o mesmo valor, não existindo a prática de consultas de retorno sem cobrança.


2) Presencial: os atendimentos são realizados na casa do aconchegante Instituto Sarath, na Vila Mariana. O agendamento pode ser feito também pela plataforma da Doctoralia. O espaço fica localizado na Rua Eça de Queiroz, 346 e o telefone para realizar os agendamentos também está nesta página e também na plataforma da Doctoralia (https://doct.to/wawh5c8f). O Instituto Sarath é um projeto cuja missão é promover uma melhor qualidade de vida para a população através da instrução socioeducacional, terapêutica, artística e cultural e conta com diversos projetos sociais, inclusive em parceria com ONGs. Para saber mais sobre o espaço, acesse a sua página da Internet: https://www.institutosarath.org/


Essas são as informações básicas sobre mim e sobre meu trabalho. Espero ter a oportunidade de auxiliá-lo(la, le) tão logo seja necessário. Forte abraço!

Comentarios


bottom of page