top of page
Flor de Lotus

Minha Jornada

Cuidar com Corpo, Palavra e Presença

Sou médico psiquiatra, educador, pesquisador e cuidador da alma humana. Mas, antes de qualquer título, sou alguém profundamente interessado na dor e no florescimento das pessoas.

Dr_edited.jpg

Desde muito jovem, entendi que todos temos uma demanda em comum: a necessidade de escuta — aquela escuta verdadeira, que silencia para receber o outro, revelando-se uma potência transformadora. Com propósito firme, disciplina e reforço da escolha, entrei na Medicina, me formando em Salvador/BA pela Escola Bahiana de Medicina, vivi um intercâmbio inestimável na Hungria e mergulhei na Psiquiatria como caminho de cuidado integral.

Minha trajetória na Psiquiatria começou em meio a ambulatórios lotados, plantões noturnos e histórias que exigiam muito mais do que medicações. No Hospital Juliano Moreira, ainda em Salvador, aprendi que a técnica importa — mas o vínculo é insubstituível. Tive mestres e parceiros com os quais as trocas enriqueceram ainda mais o meu modo de olhar o mundo.

O compromisso com a técnica sempre seguiu firme e conquistei, em uma única tentativa, o Título de Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (2020). Após os intensos três anos de especialização, segui por vários serviços públicos e privados: desde a atuação como único psiquiatra interconsultor em um hospital geral, promovendo educação continuada, passando por serviços de urgência psiquiátrica, hospital-dia, internamento integral, CAPS I, II, III e infanto-juvenil, além de Telepsiquiatria para regiões vulneráveis do Brasil.

Cedo, entendi que a saúde mental vai muito além da ausência de sintomas. Ela se constrói na relação com o outro, no ambiente, na cultura e na história de cada sujeito.

André em postura de Yoga

Neste percurso, meu papel como preceptor de alunos de Medicina em sua primeira escuta de um paciente em sofrimento psíquico exerceu um efeito irreversível sobre mim. Redescobri a paixão por compartilhar. Mas minha atuação também ultrapassou fronteiras físicas.

Morei em Toronto, estudei em Montréal, colaborando em pesquisas com colegas do mundo todo. No Summer Program em Social and Cultural Psychiatry da McGill University (2025), entendi com mais profundidade o papel da cultura e do trauma nos modos de adoecer.

Atualmente, integro o time de pesquisa do SHERPA Institute (em colaboração com a McGill), em Montréal, investigando como experiências adversas na infância impactam o risco de suicídio em pessoas LGBTQIA+ imigrantes e racializadas. Também atuo como Mental Health Team Leader da AZ Health Informatics, em Toronto e Visiting Scholar na University of Concordia, também em Montréal.

Esses espaços ampliaram meu olhar e me conectaram a causas globais. Mas foi mantendo os pés na prática clínica — nos atendimentos com pessoas reais, que choram, resistem, lutam — que encontrei sentido contínuo na minha missão.

​Com o tempo, percebi que o cuidado que eu oferecia precisava de uma visão de mundo que sustentasse o meu propósito pessoal, indissociável do profissional. E foi assim que o Yoga, o Budismo e a Naturopatia entraram no meu caminho.

Me certifiquei como professor de Yoga (Yoga Alliance, 2021), fiz pós-graduação em Naturopatia e comecei a estudar abordagens mente-corpo. Desenvolvi práticas com foco em trauma e regulação emocional no Trauma-Informed Practice Institute (Vancouver, BC). Também me especializei em neuromodulação EMT e ECT (Associação Brasileira de Estimulação Cerebral, 2020), mantendo o compromisso com técnicas de ponta.

O percurso tem sido longo e sou grato por cada caminho aberto e por cada alma com quem troquei. Com isso, hoje, minhas consultas podem unir medicação e respiração. Psicoterapia e silêncio. Mantra e ciência. Escuta e estrutura.

Por Dr. André Luiz Figueirêdo

Símbolo logo Dr. André Figueirêdo
Flor nacional

Para quem é meu trabalho?

Para quem sofre em silêncio e busca um cuidado seguro e profundo.

Para médicos e terapeutas que não querem abrir mão de si enquanto cuidam dos outros.

Para brasileiros que moram fora e desejam se tratar em sua língua e cultura.

Para pesquisadores e colegas com sede de um cuidado mais completo e mais humano

Meu Compromisso

Oferecer presença. Oferecer domínio científico com compaixão.

Ser ponte entre mundos: o técnico e o espiritual, o global e o pessoal, o racional e o sensível.

bottom of page